PNUD participa de seminário que discute papel do programa Criança Feliz na aceleração dos ODS

23 de March de 2022

Foto: Ministério da Cidadania

O seminário “Construindo vidas melhores a partir da primeira infância: Apoiando o programa Criança Feliz para acelerar os ODS no Brasil”, promovido pelo Ministério da Cidadania, via Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI), em parceria com Fundo Conjunto para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Joint SDG Fund), pretende apresentar os resultados das atividades realizadas, bem como lançar produtos em curso, que visam aprimorar a pauta da primeira infância em todo o território nacional. O evento começou na manhã desta quarta-feira e segue até amanhã.

Katyna Argueta, representante-residente do PNUD no Brasil, ao discursar no primeiro dia do evento, reafirmou o papel da agência no combate à desigualdade de oportunidades, por meio de investimento nas capacidades das pessoas para que elas ultrapassem o limiar da pobreza e sigam em frente.  

O PNUD apoia o Programa Criança Feliz desde a sua criação e tem hoje diversas frentes de trabalho junto à SNAPI, pois acredita que esse é um desafio que requer uma governança efetiva, que gere oportunidades de desenvolvimento e acesso equitativo às mesmas. Outros organismos da ONU participantes da iniciativa são UNICEF, UNESCO, ONU Mulheres e UNFPA.

“Acreditamos que investimentos em programas de promoção da primeira infância são indispensáveis para o desenvolvimento humano sustentável, e as crianças, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade, devem estar no centro de atenção das políticas públicas” destacou Katyna Argueta.  

Políticas Municipais

Durante o lançamento da « Iniciativa de Reconhecimento Público de Políticas Municipais de Primeira Infância », o coordenador da Unidade de Desenvolvimento Socioeconômico Inclusivo do PNUD, Cristiano Prado, apresentará metodologia construída em conjunto com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e a ANDI – Comunicação e Direitos, que visa à identificação, ao incentivo e ao reconhecimento público de municipalidades que estejam investindo de forma consistente em ações e programas dirigidos às crianças de 0 a 6 anos.  

"Ao final do processo podemos afirmar que o PNUD contribuiu para a internalização dos ODS e sua tradução em políticas públicas eficazes, que conduzem o Brasil rumo ao pleno desenvolvimento humano sustentável, sem deixar ninguém para trás" conclui Katyna Argueta.  

O evento está sendo transmitido de forma virtual no canal do YouTube do Ministério da Cidadania.

Clique aqui para acessar o Manual de Reconhecimento Público das Políticas Municipais da Primeira Infância.

Clique aqui para acessar a programação do seminário.