Projeto de aceleração dos ODS avança em municípios paulistas

12 de April de 2021

Foto: Luciano Milhomem / PNUD.

O projeto Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,  implementado pelo PNUD em parceria com a Petrobras, segue com a realização de webinars em 71 dos municípios contemplados pela iniciativa.

Os eventos, totalmente online, estão sendo oferecidos para os 28 municípios demonstrativos (nos Estados de SE, PE, SP, RJ, ES) eleitos para a segunda fase do projeto e para um segundo grupo de territórios prioritários, que engloba mais 14 cidades do Estado de São Paulo, 8 cidades do Espírito Santo, 12 cidades do Rio de Janeiro, uma cidade do Rio Grande Sul, 2 cidades do Paraná e 6 capitais (Manaus, Fortaleza, Aracaju, Vitória, Salvador e Curitiba), todas com operações da Petrobras.

No Estado de São Paulo, participam os municípios de Cubatão, Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião (contemplados na segunda fase do projeto), Bertioga, Cananéia, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Mauá, Mongaguá, Paulínia, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São José dos Campos e São Vicente. Já foram realizados webinars para 12 municípios paulistas. 

Durante o evento, conduzido pela equipe do PNUD, são apresentados dois estudos produzidos para cada um dos municípios do projeto: o Diagnósticos Situacional de Indicadores Municipais ODS e a Avaliação Rápida Integrada do Plano Plurianual (2018-2021) à luz dos ODS.

Na última quinta feira (7), foi a vez de Santos e, na próxima (15/4), será a vez de Cananéia. Em Santos, a solenidade contou com falas de abertura do secretário de Meio Ambiente da prefeitura municipal, Márcio Gonçalves Paulo, e da secretária  de Turismo, Empreendedorismo e Economia Criativa, Selley Storino.

Nos webinars de Cubatão, Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, municípios participantes da segunda fase do projeto, houve também apresentações dos projetos que estão sendo planejados pelos Grupos Locais de Multiplicadores ODS, pessoas capacitadas pelo projeto em Programas de Capacitação em Territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, curso de 40 horas. Elas estão recebendo assessoria técnica direta do PNUD para implementar planos de trabalho locais.

Próximos webinars no Estado de São Paulo:

Cananéia – 15 de abril

Iguape – 22 de abril

Ilha Comprida – 30 de abril

Peruíbe – 04 de maio

Itanhaém – 07 de maio

Mongaguá – 11 de maio

Mais informação e inscrições disponíveis em: http://www.agenda2030.com.br/participe/eventos