Projeto Sergipe promove capacitação em manejo sustentável do solo

7 de October de 2021

Foto: Tiago Zenero/PNUD Brasil

Agricultores familiares, tratoristas e técnicos extensionistas, provenientes de sete municípios da Microrregião Alto-Sertão Sergipano, estão sendo capacitados em manejo mecanizado sustentável do solo, contemplando técnicas de conservação do solo e água e plantio de palma forrageira, em curvas de nível. A iniciativa beneficiará 100 propriedades desses municípios.

A iniciativa é mais uma das ações do projeto “Manejo do Uso Sustentável da Terra no Semiárido do Nordeste Brasileiro – Projeto Sergipe”, implementado pelo PNUD, sob a coordenação técnica do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e em parceria com a Secretária de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Sergipe (SEAGRI) e sua instituição vinculada, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO).

As capacitações, que tiveram início em setembro, atenderão os municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora de Lourdes.

Os técnicos da EMDAGRO realizaram visitas prévias às propriedades potencialmente capazes de serem beneficiadas com as ações. A receptividade à iniciativa, por parte dos agricultores familiares, foi positiva, e eles se mostraram bastante interessados em conhecer e aplicar as técnicas preservacionistas/conservacionistas em suas propriedades.

Ao término das ações de capacitação, espera-se:

- 100 agricultores familiares capacitados e aptos a adotarem técnicas conservacionistas de preparo do solo e plantio;

- 60 tratoristas capacitados e aptos a trabalhar com maquinário no preparo do solo, usando as técnicas conservacionistas aprendidas nas capacitações;

- 20 técnicos, atuantes em extensão rural, capacitados e aptos a multiplicar as práticas em outras propriedades e áreas;

- 100 propriedades, nos 7 municípios, com 01 (um) hectare de terra preparada segundo técnicas conservacionistas, tendo 0,5 (meio) hectare desta área cultivada com palma forrageira e aptas a servirem como Unidades Didáticas de Demonstração.