Projeto visa à prevenção da violência contra jovens

9 de October de 2020

Foto: Creative Commons

Chega a 689.627 o número de crianças e adolescentes que morreram por acidente de transporte, suicídio e homicídio, entre 1980 e 2013, segundo o relatório "Violência Letal contra as Crianças e Adolescentes do Brasil", produzido pela FLACSO com apoio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e do PNUD. Nesse contexto, desde dezembro de 2018, o PNUD conduz um projeto de cooperação em parceria com a SNDCA para fortalecer as ações de garantia do direito à vida e delinear estratégias de redução da violência contra crianças e adolescentes.

A iniciativa protagoniza ações para fomentar a articulação entre governo e sociedade, assim como criar metodologias voltadas à redução da violência contra crianças e adolescentes a partir da articulação intersetorial em nível local.

“A violência é um fenômeno multicausal. Por isso, as iniciativas que visem enfrentá-la ou preveni-la requerem intervenções multissetoriais e integradas”, explica a gerente de projetos do PNUD no Brasil Raíssa Teixeira.

Até 22 de outubro, o projeto selecionará, por meio de edital, seis organizações públicas e/ou privadas, sem fins lucrativos, para desenvolvimento e implementação de novas metodologias com foco na redução da violência contra crianças e adolescentes. O edital é dividido em dois eixos: no primeiro, uma organização cuidará da coordenação e da elaboração da metodologia aplicada. O segundo contemplará outras cinco instituições que atuarão como multiplicadoras do método nas diferentes regiões.

A metodologia a ser desenvolvida incluirá princípios de experiências exitosas nacionais e internacionais, e deverá combinar diferentes estratégias voltadas à redução da violência contra crianças e adolescentes. Iniciativas como essas serão particularmente importantes em uma conjuntura em que o retorno à escola pós-pandemia ainda é uma questão incerta, que deverá ser acompanhada de perto pelas autoridades públicas. Podem se candidatar instituições de ensino superior, públicas ou privadas – sem fins lucrativos –; centros de pesquisa; fundações; institutos e organizações da sociedade civil que tenham experiência no desenvolvimento de metodologias, estudos e pesquisas, incluindo a implantação de projetos na área; ou entidades com experiência na implantação de ações em seu município referentes à temática do edital.

Para inscrever sua instituição, acesse a aba de Oportunidades do site do PNUD Brasil.