Vídeo sobre sonhos e responsabilidades de meninos e meninas, protagonizado pela Turma da Mônica, atinge 1 milhão de visualizações

25 de November de 2020

--- Image caption ---

A animação Juntos pela Igualdade, protagonizada pela Turma da Mônica Clássica, ultrapassou a marca de um milhão de visualizações nas redes sociais. O vídeo é resultado de uma parceria entre a Maurício de Sousa Produções, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), a ONU Mulheres e o PNUD e já foi visto 1,3 milhão de vezes no Youtube.

Na obra, Cascão sonha em ser bailarino, enquanto Mônica quer ser gamer quando crescer, e Cebolinha almeja se tornar marinheiro. De forma lúdica, os famosos personagens dividem as tarefas de arrumação dos brinquedos, falam sobre a importância de meninos e meninas manifestarem suas emoções, serem livres dos estigmas e brincarem com o que quiserem.

O conteúdo foi criado para promover discussões sobre gênero nas escolas do Distrito Federal, junto ao vídeo Papo Reto, em que os personagens da Turma da Mônica Jovem falam sobre relacionamentos saudáveis entre garotos e garotas. Ambas as animações estão disponíveis no YouTube do PNUD Brasil.

A partir dos vídeos, foi elaborado um guia para professores promoverem debates entre alunos sobre temas como sonhos, ciúmes, demonstração de sentimentos, masculinidade, entre outros.

“Os vídeos se tornaram uma ferramenta para as salas de aula virtuais que se configuraram durante a pandemia, e são importantes formas de fomentar discussões e desconstruir padrões nocivos para promover o desenvolvimento”, explica a coordenadora da unidade de Governança e Justiça para o Desenvolvimento do PNUD, Moema Freire.

As animações fazem parte de um conjunto amplo de atividades produzidos pela parceria entre SSP-DF e PNUD firmada entre 2018 e 2020. As ações conjuntas tiveram um eixo focado na prevenção da violência contra mulheres e meninas, no qual houve também a produção de materiais e cursos de formação relacionados à Lei Maria da Penha.